Tirantes de protensão
São utilizados em obras evoluindo cada vez mais, suas aplicações se tornaram frequente em diversas obras no Brasil.
Por ser um país com terrenos elevados ganhou forças na execução de estrutura de contensão para estabilização de taludes.
Existem dois tipos de taludes os naturais que são formados por solo residual e/ou coluvionar, além da rocha. Também temos os construídos pela ação humana que é formado por cortes das encostas, escavações ou lançamento de enterros.
Em época de chuvas é muito comum ocorrer deslizamento desses tipos de taludes, causando diversas tragédias em áreas urbanizadas e colocando em risco vidas humanas.
Por isso uma das melhores soluções é a ancoragem, composta por tirantes protendidos capazes de suportar esforços de tração e transmiti-los ao solo através da interação do bulbo, formado por injeção de calda de cimento sob pressão (solos) ou resina adesiva (rochas) fixado ou ancorado na região estável do maciço.
A execução, acessórios acoplados e as vantagens do uso no solo. Veja abaixo:
Vida útil dos Tirantes de Protensão
De acordo com as normas brasileiras os tirantes podem ser classificados em duas ocasiões.
- Tirantes Permanentes, possui uma durabilidade de 2 anos a mais.
- Tirantes Provisórios, possui uma durabilidade de 2 anos a menos.
Considerando a essa informação, o mais viável para utilização em taludes, são as tirantes permanentes, que traz uma durabilidade maior e uma segurança mais prolongada.
Partes dos tirantes de protensão (Cabeça)
Extremidade que fica fora do terreno suportando a estrutura do talude, possuindo os seguintes componentes:
- Placas de Apoio: Tem como função á distribuição da carga do tirante.
- Cunha de Grau: Permite o alinhamento adequado do tirante com a estrutura da cabeça.
- Bloco de Ancoragem: Tem como função de absorver e transferir força ao solo
Trecho Livre
É onde é realizado o alongamento livremente quando aplicada carga no tirante. O objetivo do trecho livre é fazer com que as cargas de protensão sejam transferidas de forma eficaz, evitando o contato da calda de cimento com o tirante no trecho livre na transição para o trecho ancorado.
Trecho Ancorado
O trecho ancorado é encarregado de transmitir esforços de tração do pré-tensionamento para o terreno do talude. Também conhecido como bulbo de ancoragem, sua solidarização ocorre pela injeção controlada da calda de cimento.
Vantagens do uso no talude
- Simplicidade construtiva, pois utiliza elementos de simples manuseio, como cordoalhas, placa de aço, porcas, parafusos entre outros.
- Tirantes são autoportantes, não tem necessidade de estudos mais profundos de fundação.
- Tirantes funcionais suportam esforços com um mínimo deslocamento da estrutura.
- Tirantes ensaiados garantindo 100% de qualidade em relação à capacidade de carga.
Em resumo das informações apresentadas, as obras ancoradas em taludes realmente vêm evoluindo, por ser um serviço com alta tecnologia possuindo os melhores equipamentos, produtos e com eficiência na sua execução, acaba trazendo mais segurança em terrenos elevados em áreas urbanizadas, evitando o deslizamento do solo acabando com os riscos e acidentes de quem vive ao redor.
Comentários